quarta-feira, 26 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

9º ano - exercícios sobre velocidade

FORMULAS:
VM= ΔS: ΔT    (velocidade média)
ΔT= ΔS : VM   (tempo)
ΔS= ΔT. VM     (distância)

1. Transformar 6,42 km em metros.
2. Um avião percorreu 250 km em 30 min.Qual foi sua velocidade média?
3. Um carro gastou 30 minutos para percorrer 62000 m.Qual foi a velocidade desse carro?
4. Um atleta percorreu 200 m com velocidade constante igual a 10 m/s. Quanto tempo ele gastou para percorrer os 200 m?
5.             Em quantos minutos, um automóvel em movimento uniforme, percorrerá 85km com a velocidade de 90 km/h?
6.             As 13 horas um ônibus parte do RJ rumo a MG com distância de 120 km. Sabe se que sua Vm é de 84 km/h. A que horas chegará em Minas?
7.             Um carro sai de viagem com destino a cidade vizinha com a distância de 250 km e Vm de 80 km/h. Quanto tempo levará para chegar a seu destino?

7º ano - exercícios sobre os artropodes


RESPONDA EM DUPLA:
01- Os insetos podem interferir na vida do homem de diferentes maneiras. Indique o beneficio ou prejuízo que os insetos citados podem nos causar:
a-                  abelha:
b-                  gafanhoto:
c-                  mosca:
d-                  borboleta:
e-                  bicho-da-seda:
f-                    mosquito-prego:
 
02. As estruturas sensoriais microscópicas que realizam função tátil e olfativa nos insetos estão localizadas:
a) nas antenas;
b) nas quelíceras;
c) nos ocelos;
d) nos pedipalpos;
e) no aparelho bucal.

03. Os artrópodos apresentam, entre outras características, pernas articuladas. Dentre eles, os que têm o corpo dividido em: cabeça, tórax e abdômen, e três pares de patas, são os:
a) crustáceos
b) aracnídeos
c) insetos
d) escorpiões
e) miriápodes

04. O gafanhoto, a aranha e o camarão têm em comum:
a) um par de antenas;
b) o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen;
c) pertencerem ao filo dos artrópodos;
d) possuírem 3 pares de patas articuladas.

05) Um par de antenas, dois pares de antenas e ausência de antenas são características, respectivamente, dos seguintes grupos de artrópodes:
a-                                           Insetos, aracnídeos e crustáceos.
b-                                           Crustáceos, insetos e aracnídeos.
c-                                           Aracnídeos, crustáceos e insetos.
d-                                           Insetos, crustáceos e aracnídeos.



06)Devido a grande variedade de espécies, os insetos apresentam alimentação muito variada. Relacione os insetos com seus alimentos preferidos:
(B)                                        Mosquito                                             (     ) madeira
(C)                                        Joaninha                                             (      ) folhas
(D)                                        Borboleta                                            (    ) sangue
(E)                                        Cupim                                                 (     ) pequenos insetos
(F)                                         Lagarta                                               (      ) néctar


   

8º ano - O CORPO HUMANO EM NÚMEROS


O CORPO EM NÚMEROS
Você já parou para pensar quanto mede sua pele? Ou quantos litros de sangue seu coração bombeia por hora? Contabilizar as partes e as funções do organismo humano não responde a uma simples curiosidade. Segundo Edson Aparecido Liberti, professor de anatomia da Universidade de São Paulo, “quanto mais se conhecem os órgãos, maior a possibilidade de diagnosticar uma doença e calcular os seus prejuízos.” Veja aqui alguns números do corpo humano. São valores médios, podendo variar de indivíduo para indivíduo. Afinal, não existem duas pessoas totalmente iguais.
Cérebro e neurônios
O cérebro do homem pesa cerca de 1,4 quilo e o da mulher 1,25 quilo, e abriga 25 bilhões de neurônios Eles ficam fixos na camada superficial, chamada córtex, que tem apenas 1,3 a 1,4 milímetro de espessura. As suas “pernas” (axônios), que transmitem os sinais elétricos, podem ter até um metro. A velocidade do impulso nervoso varia conforme a espessura das fibras nervosas e sua função: as sensações de pressão e tato passam por fibras de 8 micrometros (um metro dividido por um milhão), a uma velocidade de 50 metros por segundo. Já a dor e a temperatura viajam por fibras de apenas 3 micrometros, a 15 metros por segundo.

O trajeto das refeições
O tubo digestivo, da boca ao ânus, mede entre 7 e 10 metros. As células que revestem o estômago e o intestino são todas trocadas a cada três dias. Nas gengivas, elas se renovam a cada duas semanas. O alimento engolido leva apenas 4 a 8 segundos para chegar ao estômago. O fígado produz diariamente 0,5 litro de bílis. Os rins precisam de 50 minutos para, com a ajuda das bebidas e da água dos alimentos, filtrar todo o sangue. Isso resulta, num único dia, em 180 litros de sangue limpo e 1,5 litro de urina liberada.

Sistema respiratório
A cada respiração, é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranqüilo), entram para os pulmões 17 000 litros de ar por dia. Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traquéia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade de 12,7 milímetros por minuto.

Células
São mais de 220 bilhões. Algumas vivem 1,5 dia, apenas. Mas, no fígado, elas resistem até 5 meses. No sangue, os glóbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrófagos— grandes células sangüíneas — digerem uma bactéria em apenas um centésimo de segundo.

Veias e Artérias
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra. As artérias menores se contraem e relaxam num período entre 2 e 8 segundos. As plaquetas sangüíneas — moléculas responsáveis pela coagulação — vivem apenas dez dias.

Ossos
Uma criança nasce com 350 ossos. Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206. É que os ossos dos membros de um recém-nascido não são inteiros: eles vão se soldar durante o crescimento. No total, o esqueleto humano pesa 9 quilos. A região do corpo que mais tem ossos é a cabeça: 29.

Espermatozóides e óvulos
O homem produz 8 trilhões de espermatozóides durante a vida. Em cada ejaculação, são liberados entre 250 milhões e 500 milhões. A mulher nasce com 400 000 óvulos nos dois ovários. Desses, só uns 500 vão maturar. Os que não forem fertilizados serão eliminados pela menstruação.

Coração
O coração é um músculo que pesa 250 gramas, em média. No ritmo normal, que é de 70 a 75 batidas por minuto, ele chega a dar mais de 110 000 batimentos por dia. Mas, em caso de pânico ou susto, pode subir para 150 pulsações por minuto. No corpo em repouso, os 5 litros de sangue são bombeados por todo o organismo em apenas um minuto.

Pele
No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. E pesa perto de 3 quilos. As impressões digitais se formam ainda no útero, seis a oito semanas antes do nascimento da criança. Ao longo da pele estão distribuídas 2 milhões de glândulas sudoríparas, responsáveis pela irrigação e desintoxicação da pele, por meio do suor. A maior concentração de glândulas está na palma das mãos: 370 por centímetro quadrado. Nos dias frios, o fluxo sangüíneo na pele é de apenas 0,5 litro por minuto. Quando está quente, o fluxo sobe para 3 litros por minuto, para refrescar.

Cabelos e pêlos
O corpo humano possui cerca de 5 milhões de pêlos, 150 000 deles na forma de cabelos. Eles são renovados a cada quatro anos, em média. Os cabelos de fios finos crescem cerca de 2,5 centímetros a cada dois ou três meses. Os grossos podem levar o dobro do tempo. Cada olho possui mais de 200 cílios, que duram de três a cinco meses. Depois disso, caem.

Unhas
Elas crescem continuamente, em ritmos diferentes. As das mãos aumentam de tamanho cerca de duas vezes mais rápido do que as dos pés: 4 centímetros por ano. Seu crescimento é mais veloz em adultos, entre os 20 e 40 anos de idade. Nas crianças, uma unha arrancada regenera-se em onze semanas. Os adultos não têm essa capacidade.

Olhos
Basta 1 mililitro de lágrima, por dia, para manter lubrificado o globo ocular Para fixar uma boa imagem na retina, é necessária uma exposição de um décimo de segundo. Por isso o homem não consegue identificar cada quadro que compõe um filme: eles passam à velocidade de 24 por segundo, ou seja, quase dois quadros e meio a cada décimo de segundo. Assim, as imagens vão se fundindo, dando a impressão de movimento.
FONTE: REVISTA SUPERINTERESSANTE - dig



terça-feira, 11 de outubro de 2011

LEMBRETES IMPORTANTES:

3º ANO C:
-criar uma paródia OU música com o tema EVOLUÇÃO;
-grupo de até 08 pessoas.... 
-data de apresentação:  17 de novembro 2011  (quinta-feira)

1º ANO A, F, G, H, I:
-criar uma paródia OU música com o tema DIVISÃO CELULAR (interfase, mitose, meiose);
-grupo de até 08 pessoas.... 
-data de apresentação:  21 de novembro 2011  (vespertino) e 16 de novembro 2011 (matutino)

Lembrando que:
" Aquele que não cantar 
de exame vai ficar,
pode estudar...
pode estudar..."



2º ANO E, F:
-Cada grupo deve elaborar um time de futsal somente com ARTROPODES;
-Explicar qual posição e porque você escolheu o determinado animal para ocupa-lá;
-Tabela de quadra com os artropodes em suas posições (para entregar)

A HISTÓRIA DAS COISAS....

Vídeo muito bom para refletirmos sobre nosso modo consumista de ser - viver - estar....

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
 ou
http://www.youtube.com/redirect?q=http%3A%2F%2Fwww.sununga.com.br%2FHDC%2Findex.php%3Ftopico%3Ddownload&session_token=24DgxX9sQQGtHy_cNcAn09o1dTR8MTMxODQzODgyNkAxMzE4MzUyNDI2

domingo, 2 de outubro de 2011

3º ANO C EVOLUÇÃO

MINHAS CRIANÇAS, ASSISTAM ESSE VÍDEO, POR FAVOR....


http://www.youtube.com/watch?v=xVhH-5vz2wI

DESAFIO 1º ANO

DESCUBRA O QUE TEM DE ERRADO NESSA "AULA" DE BIOLOGIA.
VALE NOTA PRA QUEM ACERTAR !!!!!!!!




Os Normais: Professora Vani dando aula de meiose

DIVISÃO CELULAR - links de animações

são todos do you tube e dá uma ideia muito boa de como ocorre a divisão...
espero que gostem......
   http://www.youtube.com/watch?v=YyYL2CW33WY   (somente imagens);

http://www.youtube.com/watch?v=sqaWvV8nKcQ (em ingles, mas a imagem é otima - meiose);
http://www.youtube.com/watch?v=eqXiMC7hltU (em ingles, mas a imagem é otima - meiose);
http://www.youtube.com/watch?v=tFj_Xz7CZ-w (em português, muito bonitinho)
http://www.youtube.com/watch?v=zpGTmKcoOpM (aula em português)
http://www.youtube.com/watch?v=K8cF7PytLMY (música)
http://www.youtube.com/watch?v=8a6mE6TeQdE (em inglês)
http://www.youtube.com/watch?v=xvOll8rRQSg&feature=related (em inglês)
http://www.youtube.com/watch?v=kIK1Q4FsISU&feature=related  (em inglês)
http://www.youtube.com/watch?v=LKD-eu7DRlQ&feature=related (sem som, apenas imagens, mas muuuuito legal)


http://www.youtube.com/watch?v=Ixd8LgsE5nY&feature=related (com legenda)
músicas sobre divisão celular: 
http://www.youtube.com/watch?v=Sd_zOTXDgqs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Z4X9LzUbjI4&feature=related (música de um prof mais louco do que eu)
http://www.youtube.com/watch?v=0_pkZauClV8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8lRUCINoGMw&feature=related (música, segue a letra abaixo)
REGGAE DA MITOSE (3ºMC)
Letra e Música: João Felipe
O Reggae pode ser sua sabedoria,
Na Mitose com a Biologia.
Abra sua mente e preste atenção,
São quatro fases e uma Introdução.
INTÉRFASE G1 vai preparar,
e o S vai duplicar o DNA.
G2 marcará o fim da Introdução,
agora sim vai começar a divisão.
Na PRÓFASE vai tudo começar,
Os cromossomos se condensarão.
A Carioteca se desfará
e os Nucléolos desaparecerão.
E na METÁFASE os cromossomos,
estão completamente condensados.
No equador do citoplasma,
todos juntos estão alinhados.
E na ANÁFASE os microtúbulos,
se encurtarão.
E as cromátides para lados opostos
eles puxarão e as separarão.
E na TELÓFASE o cromossomo,
se descondensará.
Reaparecem a Carioteca e o Núcleo.
E os cromossomos, voltam produzir RNA.

 http://www.youtube.com/watch?v=Bg52iLEiV0Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5wnIacbyQuI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=siTIqnoPVtk&feature=related (imagens reais)
http://www.youtube.com/watch?v=phDDMLsFQm0&feature=related (legal)

http://www.youtube.com/watch?v=2Vegv7YEeH4&feature=fvwrel (historinha)


ASSISTAM, PRESTEM MUITA ATENÇÃO porque nessa minha cabeçinha estão surgindo muuuuuuuuuuuuuuitas ideias.... huashuashuashuashuas

comunidades no orkut

SIMPLESMENTE A-D-O-R-E-I!!!!!

Comunidade 01:

histórias da prof° "Cida"


descrição: p ela ñ tem dias ruins, (eu acho) kkk em todas as aulas q temos cm ela,sempre tem historias novas de tdo tipo q vc imaginar!! prof Cida amamos vc viu.. continue sendo essa excelente prof.. bjs k-rol Freitas


Comunidade 02: 

Amigos da Cida


descrição:Esta comunidade é destinada para todos aqueles que são amigos da Cida..

OBRIGADA MESMO.....